sexta-feira, 5 de março de 2010

Festival Internacional de Chocolate - 4 a 14 Março - Óbidos






O chocolate é um aliado do coração, recupera a forma física e mental e sobretudo faz disparar a molécula da felicidade e do prazer, se acreditarmos em alguns cientistas. Por isso, a oitava edição do Festival do Chocolate que começa em Óbidos promete ser a mais criativa de todas. A começar pelo tema "as Maravilhas do Mundo". Até ao dia 14 deste mês encontrará no interior da cerca do Castelo, cinco das sete mais belas obras arquitectónicas do mundo feitas em chocolate - O Coliseu de Roma, a Muralha da China, o Chichen Itza, o Taj Mahal e a cidade de Petra. A que este ano se junta uma escultura que homenageia a cidade de Guimarães, Capital Europeia da Cultura em 2012.
A Chocolaterapia volta a estar presente na edição de 2010, revelando ao visitante um conjunto de massagens com chocolate no corpo e rosto. Para os mais novos, haverá a Casa de Chocolate das Crianças, com jogos, pinturas, ateliês e até um minicurso de choco-gastronomia. Também alguns dos melhores Chefs portugueses de cozinha irão fazer demonstrações de pratos com chocolate, no local do evento, na Cerca do Castelo, e à noite vão estar nos restaurantes de Óbidos a confeccionar refeições.
Os pasteleiros portugueses vão poder exibir os seus dotes nos vários concursos que vão decorrer ao longo do festival. Entre os de melhor montra, melhor receita internacional e o de chocolatier do ano, destaca-se o de ourives de chocolate. Pela primeira vez os candidatos terão de construir um anel, uma pulseira e um colar feitos de chocolate e pastilhagem.
Ao longo dos 11 dias de festa, estima-se a utilização de 10 toneladas de chocolate.